GARRA

O Grupo de Apoio à Reforma Agrária (GARRA) é um grupo que reúne pessoas oriundas do meio estudantil, da classe trabalhadora e de movimentos sociais que lutam por uma sociedade justa, igualitária e consciente. O grupo baseia suas atividades nos seguintes princípios: defesa da unidade das lutas do campo e da cidade; defesa da Reforma Agrária que respeite a agricultura, camponesa e familiar e que assegure a soberania alimentar e a sustentabilidade; defesa de uma Universidade Pública e Popular; autonomia em relação aos partidos políticos, movimentos sociais e outras organizações; respeito à diversidade religiosa, étnica, de gênero, de lutas e política.

O GARRA surgiu a partir da vivência de estudantes que participaram do projeto “Convivências” da UFRGS, em 2005. Após passarem semanas no assentamento, na época chamado Herdeiros de Oziel Alves, perceberam a importância de se continuar a discussão sobre a reforma agrária e questões afins entre os estudantes. O Garra inicia suas atividades com a realização de vivências no mesmo assentamento, organizando palestras e outros eventos, alcançando, hoje, outras comunidades além da UFRGS. A partir de 2007, firmou-se uma parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS (PROREXT), através de uma Ação de Extensão, possibilitando, desta forma, uma maior integração da comunidade acadêmica e dos pequenos agricultores. Atualmente, o grupo conta com estudantes de universidades públicas e particulares, trabalhadores, professores e é aberto a participação das pessoas que tenham simpatia pela causa.

Dentre as atividades realizadas pelo GARRA, estão as vivências em assentamentos e acampamentos da reforma agrária, reuniões de formação sobre questões políticas e agrárias, sessões de cinema com debate após os filmes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: